O Preço das Terras Rurais e a Tributação

Data: 25 de abril de 2019

Professor: Felipe Pires de Camargo

Carga Horária: 6 horas (1 dia: manhã e tarde – 9 às 12 e 14 às 17 horas)

Objetivos: curso busca capacitar o aluno no entendimento e aplicação dos conceitos e normas estabelecidos na legislação vigente que ordena as ações relacionadas aos impostos e taxas sobre a propriedade rural. Para tanto, o curso foi estruturado em dois módulos contemplando a base teórica e metodológica acompanhada de atividades aplicadas e exercícios.

Módulo 1: reúne a apresentação e discussão dos conceitos e referências teóricas inseridos no entendimento dos dispositivos da legislação vigente, a exemplo, de termos como imóveis com benfeitorias, terra nua e valor venal. Da mesma forma, também serão exploradas suas relações com as instâncias públicas, em especial, as federais e municipais e o papel ocupado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) nesse ambiente.

Módulo 2: destinado à apresentação da metodologia de coleta e validação das informações veiculadas pelo IEA, discussão das bases e formas de cálculo dos impostos e taxas, tomando como apoio o banco de dados do IEA e o aplicativo “Calculadora” desenvolvido e disponibilizado pelo IEA. Na última etapa do módulo serão apresentados os procedimentos para geração de certidões e seus diferentes destinos legais e jurídicos.

Público alvo: agentes públicos, advogados, técnicos, corretores, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área

Pré-requisito: possuir segundo grau completo e computador portátil com acesso à internet para acompanhar a aula prática.

 

Investimento:

Colaboradores SAA e Estudante: R$190,00

Profissionais: R$220,00

http://eventos.fundepag.br/pagina.php?link=59674024516b047650605469576b0634