IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA FEIRA AGROECOLÓGICA DE SÃO ROQUE, ESTADO DE SÃO PAULO

Sebastião Wilson TivelliSilvia Moreira Rojo VegaVagner Azarias MartinsSoraia de Fátima RamosIsabel Fernandes Pinto Viegas

 

RESUMO: O trabalho aborda o comportamento e o perfil da Feira Agroecológica de São Roque antes e durante a pandemia da covid-19, em 2020. A partir da perspectiva das agricultoras e agricultores feirantes, foram analisados o perfil, receita gerada, visão sobre agroecologia, canais de comercialização, o papel da feira e as relações com a pandemia, utilizando metodologia qualiquantitativa. Os resultados das coletas de dados mostraram que a pandemia ressaltou a importância dos circuitos curtos de comercialização e a feira como um canal eficiente, tendo um incremento na receita. A feira mostrou-se como um local de resiliência, oferta de alimentos saudáveis, segurança alimentar e nutricional.

 

Palavras-chave: circuitos curtos de comercialização, resiliência, Protocolo de Transição Agroecológica.



COMO CITAR

TIVELLI, S. W.; VEJA, S. M. R.; MARTINS, V. A.; RAMOS, S. F.; VIEGAS, I. F. P. Impactos da pandemia covid-19 na feira agroecológica de São Roque, SP. Informações Econômicas, São Paulo, v. 51, p. 1-15, eie012021, 2021. Disponível em: colocar o link do artigo. Acesso em: dd.mmm.aaaa.