AVALIAÇÃO ECONÔMICA DAS PERDAS DE HORTALIÇAS E FRUTAS NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE SÃO PAULO, 1991-92

Este trabalho tem por objetivo avaliar perdas físicas de 42 produtos hortícolas e o valor econômico dessas perdas nos equipamentos varejistas da cidade de São Paulo. Foram sorteados aleatoriamente 70 equipamentos (30 supermercados, 20 quitandas e 20 feiras livres) da amostra utilizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) nos levantamentos diários de preços de alimentos. A perda média de hortaliças e frutas, no mercado varejista de São Paulo, em 1991, situou-se em 10,2% do volume comercializado. Comparativamente aos níveis de perda verificados em estudo semelhante, realizado em 1973-74, constatou-se grande redução em supermercados, estabilização em quitandas e pequena redução em feiras. O total das perdas foi avaliado em 106,3 milhões de dólares e os produtos com maiores participações nesse valor foram: tomate, laranja, maçã, uva, batata e pêra.

Palavras-chave: perdas de alimentos, avaliação econômica, olericultura, fruticultura, mercado varejista, São Paulo (cidade).

Data de Publicação: 01/09/1994

Autor(es): Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor
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