MERCADO INTERNACIONAL E PRODUÇÃO DE BANANA: A ESTRUTURA PRODUTIVA E COMERCIAL DO COMPLEXO BANANEIRO MUNDIAL

O presente trabalho analisa a presença dos países latino-americanos na produção e no comércio mundial de banana, levantando aspectos diferenciadores das estruturas produtivas e comerciais. A produção e a comercialização de bananas centro-americana e caribenha, ao lado da equatoriana e colombiana, são dominadas por grandes empresas multinacionais estadunidenses e européias, sendo a banana um dos principais produtos da pauta de exportação nesses países, com elevada participação do volume físico exportado na produção nacional. No caso brasileiro, embora se qualifique como um dos principais produtores mundiais, não se constituiu a mesma organização produtiva e comercial, resultando daí uma presença exportadora extremamente reduzida. A organização da produção em bases empresariais modernas em toda a cadeia produção-distribuição e a melhoria da qualidade do produto constituem-se em fundamentos de uma política nacional, buscando colocar o Brasil num lugar compatível, em termos de mercado mundial, com sua posição de grande produtor.

Palavras-chave: mercado mundial, multinacional, complexo bananeiro, política internacional, comércio internacional.

Data de Publicação: 01/12/1994

Autor(es): José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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