Preços Agropecuários: alta de 0,53% na primeira quadrissemana de junho

            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 registrou alta de 0,53% na primeira quadrissemana de junho de 2012. Separado em grupos de produtos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) apresentou variação positiva de 1,40%, enquanto que o IqPR-A (produtos de origem animal) fechou em queda de 1,77% (Tabela 1).
 

Tabela 1. Variação Percentual do IqPR, Estado de São Paulo, 1ª Quadrissemana – Junho/2012.

São Paulo

São Paulo - sem cana

IqPR

0,53

1,26

IqPR-V

1,40

4,58

IqPR-A

-1,77 

-

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA).

            Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V apresentam altas maiores e fecham positivamente em 1,26 e 4,58%, respectivamente (Tabela 1). 


  
  
 

            Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na primeira quadrissemana de junho foram: tomate para mesa (119,51%), arroz (9,94%), amendoim (5,23%), soja (4,64%) e carne suína (3,31%) (Tabela 2).
 

            No tomate para mesa, a ocorrência de temperaturas amenas e chuvas que reduziram a oferta nas regiões produtoras nas últimas semanas associada a melhoria na qualidade do produto ofertado provocaram acentuada elevação de preços.
 

            No mês das festas juninas aumenta o consumo de amendoim, pressionando seus preços para cima.
 

            No caso do arroz, a redução da oferta ocasionada por uma safra menor no comparativo com o ano anterior e a manutenção de uma demanda firme no mercado internacional (com a desvalorização cambial) aumentaram as exportações do produto brasileiro e reajustaram os preços recebidos pelos arrozeiros.
 

            Para a soja, os recentes impulsos de desvalorização da moeda brasileira, a manutenção da demanda chinesa e uma oferta no mercado mundial a curto prazo que não produzem a recuperação dos estoques são os principais itens que vêm garantindo preços elevados para o produto.
 

            Na carne suína, o consumo firme no mercado interno e o ligeiro aumento das exportações (incluindo a retomada das compras pela Argentina) proporcionaram o acréscimo nas cotações.
 

            Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram: laranja para mesa (15,23%), milho (6,11%), banana nanica (4,24%), ovos (4,09%) e carne de frango (3,01%) (Tabela 2).
 

            A falta de mercado para laranja para indústria (combinação de grande safra com queda nas exportações de suco) deixa poucas alternativas para o citricultor e derruba o preço da laranja para mesa.
 

            A maior oferta de milho neste final de safra, o anúncio do USDA da previsão de safra recorde nos Estados Unidos e as pressões para que os produtores realizem vendas para honrar compromissos com o fim dos prazos dos financiamentos levaram à uma maior disponibilidade do produto e à queda dos preços internos.
 

            Para os ovos, ainda sente-se os reflexos dos períodos pós-quaresma, quando houve retração do consumo que não permitiu a manutenção das cotações em valores maiores.
 

            As baixas temperaturas prejudicam a qualidade da banana e reduzem a propensão ao seu consumo, levando à tradicional queda de preços nesta época do ano.
 

            No período analisado, 9 produtos apresentaram alta de preços (6 de origem vegetal e 3 de origem animal) e 10 apresentaram queda (7 vegetais e 3 de origem animal).
_______________________________________________________
¹A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 09/05/2012 a 08/06/2012 e base = 09/04/2012 a 08/05/2012.

²Artigo completo com a metodologia: Pinatti, E.; Sachs, R.C.C.; Angelo, J.A.; Gonçalves, J.S. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v.38, n.9, p.22-34, set.2008. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573

 

Data de Publicação: 14/06/2012

Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor