Preços Agropecuários: alta de 0,86% na primeira quadrissemana de agosto

 

            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 registrou alta de 0,86% na primeira quadrissemana de agosto de 2012. Separado em grupos de produtos, tanto o IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto o IqPR-A (produtos de origem animal) apresentaram variações positivas, respectivas de 0,91% e 0,74% (Tabela 1). Os índices estão positivos desde a primeira quadrissemana de junho, perfazendo 9 quadrissemanas consecutivas de elevações.
 

Tabela 1. Variação Percentual do IqPR, Estado de São Paulo, 1ª Quadrissemana – Agosto/2012.

São Paulo

São Paulo - sem cana

IqPR

0,86

2,70

IqPR-V

0,91

4,84

IqPR-A

0,74

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA).

            Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V continuam positivos e fecham em 2,70% e 4,84%, respectivamente (Tabela 1).
 

Tabela 2. Variações das Cotações dos Produtos, Estado de São Paulo, 1ª Quadrissemana - Agosto/2012



            Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na primeira quadrissemana de agosto foram: tomate para mesa (57,34%), milho (15,23%), carne suína (14,28%), soja (11,66%) e café (11,17%) (Tabela 2).
 

            No tomate para mesa, variações no clima (chuvas em determinados períodos e baixas temperaturas em todo período) reduziram a oferta nas regiões produtoras, que provocaram a acentuada elevação de preços.
 

            As altas das cotações do milho são reflexos da seca que ocorre nos Estados Unidos, com previsão de queda naquela que seria a maior produção americana, segundo o USDA/EUA. Isso vem permitindo o aumento dos preços internos com expectativa de incremento nas exportações.
 

            Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram: batata (30,08%), feijão (13,82%) e laranja para mesa (7,86%) (Tabela 2).
 

            O excesso de oferta (devido à coincidência de safra paulista e mineira) fez o preço da batata despencar, levando produtores a reduzirem o ritmo da colheita para tentar segurar as cotações.
 

            A entrada dos últimos lotes da safra da seca do feijão com qualidade prejudicada pelas chuvas e o início da safra de inverno (irrigada) provocou a redução de seus preços, que mesmo assim continuam elevados aos consumidores, inibindo a demanda.
 

            No período analisado, 13 produtos apresentaram alta de preços (8 de origem vegetal e 5 de origem animal) e 6 apresentaram queda (5 vegetais e 1 de origem animal).
_________________________________________________________

¹A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 09/07/2012 a 08/08/2012 e base = 09/06/2012 a 08/07/2012.

²Artigo completo com a metodologia: Pinatti, E.; Sachs, R.C.C.; Angelo, J.A.; Gonçalves, J.S. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v.38, n.9, p.22-34, set.2008. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573

 

 

Data de Publicação: 14/08/2012

Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor