Ciclo de Seminários - O EMPREGO NO SETOR AGROPECUÁRIO BRASILEIRO: formalidades, recursos humanos e tendências

Palestrantes:

Carlos Eduardo Fredo
(Engenheiro de Computação (UNICAMP), Mestre em Política Científica Tecnológica (UNICAMP).
Pesquisador Cientifico do Instituto de Economia Agrícola) . Área de Atuação: Mercado de Trabalho Rural.

Celma da Silva Lago Baptistella
(Formada em Ciências Sociais (PUC-SP) . Doutora e Mestre em Geografia Humana (USP-SP). Pesquisadora Cientifica do Instituto de Economia Agrícola) . Experiência na área de Estatísticas Socioeconômicas, com ênfase em Demografia e Mercado de Trabalho Rural.

Resumo: Analisou-se o mercado de trabalho e o empregado formal no setor rural do Brasil. Com base nos dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais (Ministério do Trabalho e Emprego) identificou-se as atividades agropecuárias que mais geraram empregos no país. Demonstrou-se como as novas tecnologias induzem reestruturações do mercado de trabalho e como estas repercutem nos trabalhadores em seus mais diferentes perfis socioeconômicos. Concluiu-se que o processo de adoção tecnológica impacta mulheres, pessoas com baixo grau de instrução e trabalhadores com mais de 40 anos de idade, porém, instituições promotoras de cursos de capacitação agem prol a estes problemas e simultaneamente buscam capacitá-los nas tecnologias mais sustentáveis adotadas pelo setor agropecuário.

Dia: 22 de maio (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Sala Ruy Miller Paiva
Inscrições gratuitas pelo site: http://www.iea.sp.gov.br/out/palestrainscricao.html     ou e-mail: rceretti@iea.sp.gov.br

Maiores Informações: 
Telefone: (11) 5067-0573 – Rose Ceretti

Data de Publicação: 22/05/2013

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor