Os municípios brasileiros maiores produtores de grãos

 

            Quais são os 30 municípios brasileiros que mais produzem grãos? E quais são os maiores produtores de soja e milho? E de algodão, feijão, trigo e outras nove espécies de grãos? Qual o ranking das Unidades da Federação na produção de grãos do Brasil? Este artigo pretende responder estas e outras perguntas.
            A fonte dos dados é a pesquisa anual Produção Agrícola Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)1, relativa ao ano de 2003, quando o Brasil colheu a maior safra de grãos da história: 125 milhões de toneladas. São considerados grãos os seguintes produtos: algodão, amendoim, arroz, aveia, centeio, cevada, ervilha, fava, feijão, mamona, milho, soja, sorgo e trigo.
Maior produtor por espécie de grão
            Inicialmente, apresenta-se a lista dos municípios, por espécie de grão (tabela 1). Do total da produção das 14 espécies de grãos, a soma da produção de soja e milho atinge 80%.

            Constaram da lista municípios de oito Unidades da Federação (Estados), como os maiores produtores de cada um das 14 espécies de grãos: Mato Grosso, com soja, milho e algodão; Paraná, com trigo, aveia e cevada; Rio Grande do Sul, com arroz e centeio; Goiás, com sorgo e ervilha; Minas Gerais, com feijão; São Paulo, com amendoim; Bahia, com mamona; e Paraíba, com fava.
            Sorriso, município de Mato Grosso, foi o maior produtor de soja, respondendo por 3,1% da produção total brasileira em 2003. Lucas do Rio Verde, também de Mato Grosso, foi o maior produtor de milho, com contribuição de 1,2% do total nacional. Uruguaiana, do Rio Grande do Sul, foi o líder nacional na produção de arroz, com participação de 3,9% do Brasil. O município de Tibagi, do Paraná, foi o maior produtor de trigo, respondendo por 2,2% da produção brasileira.
Produção das unidades da federação
            As nove Unidades da Federação (UFs) maiores produtoras de grãos responderam por 93,7% do total brasileiro em 2003. Destacam-se os Estados do Paraná, com 24,1% da produção total; Rio Grande do Sul, com 18,0%; Mato Grosso, com 15,1%; e Goiás, com 9,2% (tabela 2).

           O maior produtor de grãos do Paraná foi o município de Tibagi, que contribuiu com 1,8% do total estadual em 2003. Como citado anteriormente, Tibagi foi o maior produtor nacional de trigo. No Rio Grande do Sul, Tupanciretã foi o município maior produtor de grãos, com 2,0% do total gaúcho. Sorriso, maior produtor brasileiro de soja, foi o líder estadual de Mato Grosso, com participação de 10,2% da unidade. O município de Jataí foi o maior produtor de grãos de Goiás, respondendo por 10,8% do total estadual.
            Em Minas Gerais, Unaí destacou-se como o maior produtor estadual, com participação de 6,9% do total. Dourados foi o município que mais produziu grãos em Mato Grosso do Sul, sendo responsável por 11,7% do total do Estado. O município de Itapeva foi o maior produtor paulista de grãos, respondendo por 3,7% do total estadual. Em Santa Catarina, Campos Novos liderou a produção de grãos em 2003, com 4,6% de participação no total do Estado. Bahia foi a UF que registrou a maior concentração da produção de grãos num só município, São Desidério, que respondeu por 24,3% do total estadual.
Maiores produtores de grãos do Brasil
            Os 30 municípios maiores produtores de grãos do Brasil, em 2003, estão localizados em apenas seis Estados: 10 em Mato Grosso, seis em Mato Grosso do Sul, seis em Goiás, quatro no Paraná, dois em Minas Gerais e dois na Bahia. A produção conjunta destes 30 municípios atinge 19,5% do total brasileiro (tabela 3).

            Dos 10 municípios maiores produtores, sete são de Mato Grosso. Note-se que o Rio Grande do Sul, segundo Estado maior produtor de grãos do Brasil, não apresenta sequer um município neste ranking. A soja foi o principal grão de 23 dos 30 municípios e o milho, de outros sete municípios: Dourados, Chapadão do Céu, Unaí, Rio Brilhante, Tibagi, Assis Chateaubriand e Uberaba.
            O município brasileiro maior produtor de grãos em 2003 foi Sorriso, de Mato Grosso, com participação de 1,5% do total. Essa posição de Sorriso se deve ao volume produzido de soja, que respondeu por 83,1% do total de grãos do município.
            O segundo e o terceiro lugares do ranking foram ocupados por Lucas do Rio Verde e Sapezal, de Mato Grosso, cujas produções corresponderam, respectivamente, a 1,07% e 1,02% do total nacional. Lucas do Rio Verde é o maior produtor brasileiro de milho, totalmente produzido na segunda safra (safrinha), em sucessão à cultura da soja, da qual é também grande produtor. A produção da oleaginosa e do cereal corresponderam à quase totalidade (96,0%) dos grãos do município.
            O quarto e o quinto colocados foram Jataí e Rio Verde, de Goiás, que responderam por, respectivamente, 1,00% e 0,90% do Brasil. Enquanto Jataí se destacou como o segundo município brasileiro maior produtor de milho e o décimo maior produtor de soja, Rio Verde ocupou a quinta posição nacional na produção de soja (este produto correspondeu a 66,2% do total de grãos do município).
            Dois dos municípios com a maior participação da soja e do milho na produção total de grãos foram Dourados (MS), com 94,2%, e Uberaba (MG), com 96,0%. Em Diamantino (MT), a soja foi responsável por 85,0% dos grãos produzidos no município.
Maiores produtores paulistas
            Como mostra a tabela 2, o Estado de São Paulo foi o sétimo maior produtor de grãos do Brasil em 2003. Os 10 municípios maiores produtores responderam por 25,2% do total de grãos em 2003 (tabela 4).

            Itapeva foi o município líder no ranking paulista, com participação de 3,7% no total estadual. O produto que mais contribuiu para essa posição de Itapeva foi o milho, que participou com 57,4% do total de grãos do município em 2003. O segundo colocado foi Guaíra, maior produtor paulista de soja em 2003, cuja contribuição para a produção municipal de grãos em 2003 foi de 47,6%.2
_________________________
1IBGE: www.sidra.ibge.gov.br. As informações podem ser acessadas no acervo do Banco de Dados Agregados (bda), do Sistema IBGE de Recuperação Automática (sidra).
2Artigo registrado no CCTC-IEA sob número HP-008/2006.

Data de Publicação: 18/01/2006

Autor(es): Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor