Programa Cochran Estatísticas Agrícolas

            O Congresso dos Estados Unidos, desde 1984, reserva fundos para treinamento de agricultores dos países de renda média e emergentes. As oportunidades de treinamento são para especialistas e administradores envolvidos com comércio, desenvolvimento do agronegócio, gerência, política e marketing na agricultura, dos setores público e privado. Todo o treinamento ocorre nos Estados Unidos. O Programa Cochran1 faz parte do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos2, Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Divisão das Indústrias de Alimento (USDA/FAS/ICD/FID). Desde seu início, em 1984, mais de 12.200 profissionais de 103 países participaram do Programa.

Os objetivos do Programa são:

1) Auxiliar os países qualificados (eleitos) a desenvolver sistemas agrícolas que possam identificar as necessidades de alimentos e fibras da população local e

2) Fortalecer e intensificar relações comerciais entre os países qualificados (eleitos) e os interesses agrícolas nos Estados Unidos.

            O Programa é projetado especialmente de acordo com os objetivos de treinamento discutidos durante entrevistas com os candidatos e as recomendações do oficial do USDA/ FAS3. Oferece uma mistura de instrução técnica, de observações práticas do campo e da experiência hands-on.

            O Escritório de Programas Internacionais do Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (NASS)4, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA)5, por meio do Programa Cochran6, financiou uma missão brasileira aos EUA de estudos sobre metodologia científica para estimativas e previsões de safras e objetividade na coleta de dados agrícolas, de 07 a 20 de julho de 2007.

            Participaram desta missão pesquisadores da área de previsão e estimativa de safras paulistas do Instituto de Economia Agrícola7, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA)8, juntamente com pesquisadores da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)9, da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)10, do Rio Grande do Sul e do Departamento de Economia Rural (DERAL)11, da Secretaria de Agricultura do Paraná.

            O treinamento traçado em conjunto com NASS/USDA12 propiciou oportunidade de ter contato com metodologias de amostragem e todo o arcabouço teórico, procedimentos operacionais para obtenção das estatísticas em nível estadual e metodologia e processo de finalização e divulgação da estimativa nacional. Desse modo, de forma geral, foram apresentadas todas as etapas do processo de obtenção das estimativas de safra americana, com abordagem, principalmente, em milho e soja com objetivo de que os participantes tragam para a realidade brasileira e discutam sobre estratégias para aprimorar as técnicas brasileiras de obtenção de estatísticas agrícolas.

            O NASS13 é a única agência responsável pela obtenção de estatísticas agrícolas americanas. É uma agência federal com escritórios para a execução e condução dos trabalhos nos diversos estados americanos. Desse modo, todo o sistema de obtenção de estatísticas, que inclui metodologias de coleta, treinamento, forma de coleta, metodologias de consistência do dado e obtenção do número final, é padronizado, isto é, é único em todo o país e de responsabilidade da agência.

            Há empenho na qualidade e agilidade que se deve ao fato de que o conhecimento reduz risco, uma vez que no momento em que não há conhecimento adequado, o mercado fica instável causando danos à sociedade como um todo. Outro fato importante a acrescentar é o comprometimento com a credibilidade expressado através do retorno da informação aos fazendeiros na forma de relatórios condensados a cada duas semanas e, principalmente, através da forma extremamente criteriosa e sigilosa do fechamento do número final da estimativa para a divulgação.

            No Brasil, está na Constituição da República Federativa do Brasil que compete à União 'organizar e manter os serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia de âmbito nacional' (Art. 21, inciso XV). Dentre os serviços oficiais de estatísticas estão as agrícolas, em que o IBGE14, criado na década de 1930, tem a competência, por delegação, de obtê-las. No entanto, outras instituições têm obtido estatísticas agrícolas, como órgãos federais, instituições pertencentes às Secretarias de Agricultura estaduais e outras.

            A CONAB15, que é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)16, criada em 1990, tem por competência gerir políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado. Atualmente disponibiliza estimativas de safras agrícolas nacionais por meio da central de informações agropecuárias.

            No Estado de São Paulo, o Instituto de Economia Agrícola (IEA)17 divulga oficialmente as estatísticas agropecuárias do estado paulista, obtidas em trabalho conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) 18.

            Recentemente, iniciaram-se no âmbito da CONAB, da SAA e do IBGE discussões a respeito da existência de uma única informação oficial brasileira, iniciando com as estimativas da safra de café.

            No que se refere ao processo de obtenção das estatísticas estaduais paulistas, se comparadas às utilizadas pelo NASS, os pesquisadores paulistas detêm boa parte do background para a aplicação da maioria das metodologias vistas19, havendo necessidade de investir mais no conhecimento de metodologias de sensoriamento remoto20 .
___________________________________________________________________

1 <www.fas.usda.gov/icd/food-industries/cfp/index.html>.
2<http://www.usda.gov>.
3 <http://www.fas.usda.gov/>.
4 <http://www.nass.usda.gov>.
5 Op. cit. nota 2.
6 Op. cit. nota 1.
7 <www.iea.sp.gov.br>.
8 <www.agricultura.sp.gov.br>.
9 <www.conab.gov.br>.
10 <www.emater.tche.br>.
11 <www.seab.pr.gov.br>.
12 Op. cit. nota 4.
13 Op. cit. nota 4.
14 <www.ibge.gov.br>.
15 Op. cit. nota 9.
16 <www.agricultura.gov.br>.
17 Op. cit. nota 7.
18 <www.cati.sp.gov.br>.
19 Há inúmeros trabalhos elaborados por pesquisadores da Instituição nesse contexto como: PINO, F. A.; CAMARGO, M. de L. B.; VIANI, D. N. Mudanças de posse e tamanho das propriedades agrícolas do estado de São Paulo no período 1972-77. São Paulo: IEA, 1979. 15 p. (Relatório de Pesquisa, n. 16/79); PINO, F. A.; CASER, D. V. Falta de resposta em levantamentos por amostragem: um estudo de caso. São Paulo: IEA, 1984. 25 p. (Relatório de Pesquisa, n. 8/84); FRANCISCO, V. L. F. dos S. et al. Controle de qualidade de dados estatísticos: o levantamento censitário de unidades de produção agrícola. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 45, n. 1, p. 33-58, 1998; PINO, F. A.; FRANCISCO, V. L. F. S. Controle de qualidade em levantamento agrícola por amostragem em São Paulo. Informações Econômicas, São Paulo, v. 31, n. 6, p. 7-24, jun. 2001.
20 São Paulo possui uma agricultura extremamente diversificada tornando a aplicabilidade do sensoriamento remoto muito mais complexa associada a regiões com topografia que exigirão metodologias próprias. Entretanto, um Projeto de sensoriamento remoto está em fase de negociação para início de trabalhos no sentido da aplicação desse método na obtenção de estimativas de área das safras das principais culturas paulistas: cana-de-açúcar, laranja e café.

Palavras-chave: estatísticas agrícolas, Programa Cochran.


____________________________________________________________________

Cochran Program Agricultural Statistics

            Since 1984, the Congress of the United States has made funds available for training agriculturists from middle income and emerging countries. Training opportunities are for specialists and administrators, from the public and private sectors, concerned with agricultural trade, agribusiness development, management and agricultural policy and marketing. All training occurs in the United States. The Cochran1 Program is an effort of the U.S. Department of Agriculture2, Foreign Agricultural Service, International Cooperation and Development, Food Industries Division (USDA/FAS/ICD/FID). Since its inception in 1984 over 12,200 professionals from 103 have participated in the program.

The Program objectives are:

1) Assist eligible countries to develop agricultural systems necessary to identify the food and fiber needs of their domestic populations and

2) Strengthen and enhance trade linkages between eligible countries and agricultural interests in the United States.

            The Program is especially designed to meet the training aims discussed during interviews with the candidates and the recommendations from the USDA/FAS’s3 officer. It offers a mixture of technical instruction, practical field observations and hands-on experience.

            The International Programs Office of the National Agricultural Statistical Service (NASS)4, of the U. S. Department of Agriculture (USDA)5, has sponsored through the Cochran Program6 a Brazilian mission to the US to study scientific methodology for estimating crops and forecasting crops and objectivity in agricultural data collection, from July 7-20, 2007.

            Researchers in the area of São Paulo state’s harvest forecast and estimates from the Institute of Agricultural Economics (IEA)7, a body of São Paulo State’s Secretariat of Agriculture and Supply (SAA)8 participated in this mission, together with researchers from the National Supply Company (CONAB)9, the Rio Grande do Sul Technical Assistance and Rural Extension Association (EMATER)10, and the Rural Economy Department (DERAL)11, from Parana State’s Secretariat of Agriculture.

            Designed in conjunction with NASS/USDA12, the training provided the opportunity for contacting sampling methodologies and all the theoretical foundations and operational procedures for obtaining statistics at the state level, as well as the methodology and process for finalizing and disseminating national estimates. Thus, by and large, the overall steps concerning the process of obtaining estimates for the North-American crops, mainly focused on corn and soybean, were presented so that participants could bring them to the Brazilian reality and discuss strategies to enhance the Brazilian techniques to produce agricultural statistics.

            The NASS13 is the only agency whose specific mandate is to obtain North-American agricultural statistics. It runs a federal program carried out in the 45 North-American State Offices. Thus, the entire system obtaining statistics - including data collection methods and modes, training, data consistency methodology and determination of final figures - is standardized, i.e., it is the same across the country and under the responsibility of this body.

            Its efforts toward quality and agility arise from the fact that knowledge reduces risks - once the market becomes unstable in the absence of adequate knowledge, it harms society as a whole. Another important fact to be added is its commitment with credibility, expressed through the feedback from the information provided to farmers in the shape of condensed fortnightly reports and, mainly, the extremely thorough and confidential determination of the final estimates for dissemination.

            Brazil’s Federal Constitution stipulates that the Union shall have power to 'organize and maintain the official services of statistics, geography, geology and cartography of national scope' (Art. 21, XV). Among the official statistical services are the agricultural ones, which the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE)14, created in the 1930’s, is entitled to obtain, by delegation. Nevertheless, others institutions have been obtaining agricultural statistics, such as federal bodies and agencies belonging to the states’ Agricultural Secretariats among others.

            CONAB15, a state-owned company within the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA)16, created in 1990, is responsible for managing agricultural and supply policies to ensure compliance with society’s basic needs, preserving and fostering market mechanisms. It currently makes available estimates of domestic agricultural crops through its agricultural information center.

            In the state of São Paulo, the Institute of Agricultural Economics (IEA)17 officially disseminates the state’s agricultural statistics, obtained in a joint work with the Technical Assistance Coordinating Unit (CATI)18.

            Within the scope of Conab, SAA and IBGE, recent discussions have centered on the existence of single, official Brazilian information, starting with the coffee crop estimates.

            As for the process of obtaining statistics for the state of São Paulo, if compared to those used by NASS, São Paulo state’s researchers have a good part of the background necessary to apply most methodologies seen19 even though there is a need for investing more in the knowledge of remote sensoring methodologies20.
_______________________________________________________________________

1 www.fas.usda.gov/icd/food-industries/cfp/index.html
2
http://www.usda.gov
3
http://www.fas.usda.gov/
4
http://www.nass.usda.gov
5 Op. cit. 2
6 Op. cit. 1
7
www.iea.sp.gov.br
8
www.agricultura.sp.gov.br
9
www.conab.gov.br
10
www.emater.tche.br
11
www.seab.pr.gov.br
12 Op. cit. 4
13 Op. cit. 4
14
www.ibge.gov.br
15Op. cit. 9
16
www.agricultura.gov.br
17 Op. cit. 7
18
www.cati.sp.gov.br
19 A number of papers have been published by researchers of the institution on this topic, such as those by: PINO, F. A.; CAMARGO, M. de L. B.; VIANI, D. N. Changes in ownership and size of agricultural properties in the state of São Paulo over 1972-77. São Paulo state: IEA, 1979. 15 p. Relatório de Pesquisa [Research Report, in Portuguese] N. 16/79; PINO, F. A.; CASER, D. V. Lack of response in sampling surveys: a study case. São Paulo state, IEA, 1984. 25 p. Relatório de Pesquisa [Research Report, in Portuguese] N. 8/84; FRANCISCO, V. L. F. dos S. et al. Quality control in statistical data: census survey of agricultural production units. Agricultura em São Paulo [Journal of Agriculture Economics, in Portuguese], v. 45, n. 1, p. 33-58, 1998; PINO, F. A.; FRANCISCO, V. L. F. dos S. Quality Control in Agricultural Survey Sampling in São Paulo, Informações Econômicas [Economic Information, in Portuguese], SP, v.31, n.6, 2001.

20Due to São Paulo’s extremely diversified agriculture and regions whose topography will demand specific methodologies the application of remote sensoring is much more complex. However, a remote sensoring Project being negotiated is aimed at applying this method to obtain area estimates for São Paulo state’s main agricultural crops: sugar cane, orange and coffee.

Keywords: agricultural statistics, Cochran Program.

Data de Publicação: 14/09/2007

Autor(es): Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Denise Viani Caser (dcaser@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor