Margens De Comercialização E Causalidade De Preços De Sardinha, 1984-1996

RESUMO: Analisaram-se preços de sardinha em níveis de produtor, atacado e varejo, e a quantidade desembarcada em portos do Sudeste e Sul do Brasil, no período 1984-1996. Foram utilizados testes de causalidade, modelos univariados ARIMA e estruturais. Os resultados mostraram que as margens de comercialização do produto in natura e industrializado aumentaram no período. Os resultados dos testes de causalidade confirmaram a importância dos atacadistas na formação de preços do produto in natura. Avaliações das previsões efetuadas com os modelos estimados indicaram resultados inadequados para uma das séries de preços recebidos pelos produtores e para a quantidade desembarcada.
 

Data de Publicação: 01/06/2002

Autor(es): Lúcio Fagundes (lfagundes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Roberto Vicente (jrvicente@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Mario Antonio Margarido (mamargarido@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor