CADEIAS DE VALOR GLOBAL: condições para a inserção de uma cooperativa exportadora de suco de maracujá concentrado no mercado global

RESUMO: O objetivo deste artigo é investigar o comportamento de uma organização brasileira nas suas relações com fornecedores e compradores em sua inserção no comércio internacional. A hipótese do estudo é que o mercado externo pode induzir um processo de aprendizado nas organizações de países em desenvolvimento ao atuarem no comércio internacional. A abordagem teórica utilizada foi a de Cadeia de Valor Global, cuja principal preocupação é investigar a inserção de agentes locais, de países em desenvolvimento, no mercado global. Para o estudo empírico foi escolhida a abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso para investigar uma cooperativa exportadora de suco de maracujá localizada na Região Norte do Brasil. Concluiu-se que a cooperativa analisada vem sofrendo um processo de aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo. No entanto, para que haja aprendizado, é fundamental o suporte de instituições em nível local e internacional, bem como determinadas ações, tal como diversificação das atividades para sedimentar o aprendizado que vem sendo adquirido neste processo.

Data de Publicação: 06/12/2005

Autor(es): Roberta de Castro Souza Consulte outros textos deste autor
João Amato Neto (amato@usp.br) Consulte outros textos deste autor