USO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E SISTEMAS TÉCNICOS AGRÍCOLAS: A FRUTICULTURA IRRIGADA EM PETROLINA (PE) / JUAZEIRO (BA)

Resumo:

          O artigo apresenta os resultados das investigações sobre o uso do território brasileiro, no presente período. A compreensão dos espaços agrícolas modernos no Brasil, em especial no semi-árido nordestino, foi guiada pela análise dos novos sistemas de objetos e dos sistemas de ações, os quais explicam a alteração das possibilidades do uso agrícola. A pesquisa procurou examinar as sucessões de meios geográficos, e as mudanças no uso do território, na porção do Submédio do Vale do São Francisco, entorno das cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. A configuração do atual sistema técnico agrícola é reflexo do aproveitamento das condições naturais ímpares, tais como: as águas perenes do rio São Francisco e os dias ensolarados na maior parte do ano, aliada às políticas públicas e privadas (Sudene, Codevasf, Valexport) e as inovações nas técnicas de cultivo – mudanças nos métodos de irrigação.
          Desde a criação dos perímetros públicos irrigados, até a consolidação de uma moderna fruticultura irrigada, nota-se acréscimos de objetos técnicos e novos fluxos de relações da área com o mundo. Assim, no contexto das modernizações seletivas do território brasileiro há uma revalorização do semi-árido nordestino.

Artigo apresentado no XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, em Ribeirão Preto-SP, no período de 24 a 17 de julho de 2005.

Data de Publicação: 03/08/2005

Autor(es): Soraia de Fátima Ramos (sframos@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor