AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DEMONSTRATIVOS PARA A RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES NO ESTADO DE SÃO PAULO

RESUMO: O artigo faz a avaliação da fase inicial de implantação de projetos demonstrativos para recuperação com espécies nativas de áreas degradadas em mata ciliar em três microbacias no Estado de São Paulo. O arcabouço teórico considerou o projeto como um modelo de conservação da biodiversidade, entendendo que deveria ter havido um enfoque transdisciplinar das instituições parceiras. A pesquisa utilizou-se das técnicas de delphi para levantar os depoimentos dos envolvidos no acompanhamento e na execução das áreas experimentais. Em parte a transdisciplinaridade foi conseguida e houve sucesso no plantio das áreas pilotos em três microbacias estudadas. Mas, a avaliação geral foi de que as equipes locais não tiveram o apoio necessário dos componentes de educação ambiental e treinamento e de apoio à restauração sustentável de florestas ciliares. A área plantada de mata ciliar até setembro de 2007 foi de 25,60ha com espécies nativas, mas os produtores demandam sistemas alternativos em que possam auferir alguma renda.

Palavras-chave: políticas públicas, meio ambiente, agricultura familiar, área de preservação permanente, avaliação de processo.

 

Data de Publicação: 14/07/2008

Autor(es): Denyse Chabaribery (denyse.chabaribery@gmail.com) Consulte outros textos deste autor
Ana Victoria Vieira Martins Monteiro (ana.monteiro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Soraia de Fátima Ramos (sframos@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor