Previsões E Estimativas Das Safras Agrícolas No Estado De São Paulo, Fevereiro De 2001

            A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), realizou, durante o mês de fevereiro de 2001, o 3o levantamento do ano agrícola 2000/01, para as principais culturas do Estado de São Paulo.
            Os dados de cada município paulista foram informados pelos técnicos responsáveis pelas Casas de Agricultura da CATI, embasados nos seus conhecimentos regionais. Ao IEA coube o processamento, a depuração e a consolidação desses dados.
            Nas informações que expressam os números definitivos para essa safra, pode-se verificar, em relação à safra passada, pequeno acréscimo na área (0,4%) de batata das águas e redução na produção (3,9%). Para o feijão das águas, os resultados finais confirmaram as expectativas anteriores de aumento na produtividade (11,4%), justificado pelas condições climáticas favoráveis à cultura.
            A cultura de amendoim das águas vem mostrando bom desempenho devido à expansão do cultivo em áreas de reforma de canaviais e ao estímulo dos altos preços obtidos na safra 1999/00. Esperam-se acréscimos de 13,3% na área, de 23,9% na produção e de 9,4% no rendimento.
            Neste levantamento, para as culturas anuais de verão, os resultados confirmam as tendências captadas em previsões anteriores de reduções nas áreas cultivadas de: arroz (13,1%), mamona (28,0%) e soja (1,3%). Para as culturas do algodão e milho foram confirmadas expectativas de aumento nas áreas de plantio. Com relação aos rendimentos e às produções, os levantamentos subseqüentes permitirão uma melhor avaliação. Porém, são esperadas produtividades maiores daquelas obtidas na safra anterior.
            Dentre as culturas perenes, o café manteve a tendência de queda na produção (18,7%), que deve ficar em 2,94 milhões de sacas de 60kg beneficiadas, principalmente por causa da menor produtividade devido à ocorrência de geada e seca em 2000.
            Para a cultura da banana não foi confirmada a redução de área indicada no levantamento anterior, e espera-se aumento de 11,2% na produção, em virtude de recuperação na produtividade, que foi prejudicada por condições climáticas adversas na safra precedente.
            As informações para a cultura da laranja apontaram redução de 4,1% na área plantada, sendo que a produtividade média por pé deverá ficar semelhante à obtida na safra passada. Espera-se produção de 342,6 milhões de caixas de 40,8 quilos, 3,7% inferior à de 1999/00. Este quadro pode ser explicado pelo abandono de pomares por parte de alguns agricultores e por problemas climáticos nas principais regiões produtoras do Estado.
            No presente levantamento são apresentadas também as primeiras previsões do ano agrícola 2000/01, referentes às culturas da seca (amendoim, batata e feijão), além das estatísticas de cana para indústria, mandioca, milho safrinha, soja safrinha e tomate.
            Para as culturas da seca são previstos, em relação à 1999/00, acréscimos na área de plantio de batata (4,2%) e de feijão (14,0%) e decréscimo na de amendoim (2,4%). São esperadas reduções nas áreas cultivadas de tomate rasteiro e de mandioca de 30,1% e de 4,4%, respectivamente. Para cana para indústria, tomate envarado e soja safrinha são aguardados aumentos na área.
            Em virtude de recuperação na produtividade como resultado de melhores condições climáticas que as do ano agrícola anterior, prevê-se aumento de 136,9% na produção de milho safrinha, apesar do decréscimo de 10,9% esperado na área plantada.
            As previsões de avanço no rendimento para a maioria dos produtos, nesta primeira avaliação, estão sujeitas às modificações, em decorrência das condições climáticas ao longo do ciclo vegetativo de cada cultura. Tais resultados ratificam, uma vez mais, o dinamismo da agricultura do Estado de São Paulo, respondendo aos estímulos de mercado e às mudanças na economia do País.

Data de Publicação: 09/05/2001

Autor(es): Ana Maria Montragio Pires de Camargo Consulte outros textos deste autor
Denise Viani Caser (dcaser@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor