EVOLUÇÃO, COMPOSIÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DO VALOR DA PRODUÇÃO DA AGROPECUÁRIA PAULISTA 1995-2004

Resumo: O trabalho caracteriza o comportamento da renda bruta da agropecuária paulista, segmento estratégico da agricultura, e identificar as principais cadeia de produção responsáveis pela geração de divisas. A análise mostra que a agropecuária paulista revela grande dinamismo refletido em rendas brutas crescentes no período 1995-2004, com destaque para a cana-de-açúcar e para as carnes, que junta respondem por mais da metade da renda agropecuária estadual, sendo ainda relevantes as frutas e os grãos e fibras. Mas sem sombras de dúvida, a agroindústria canavieira representa o mais importante motor das mudanças verificadas no período.
Esse processo deu-se, entretanto, com enorme mudança na composição de culturas, na medida em que avançam atividades agroindustriais consolidadas como a cana-de-açúcar. Interessante destacar que nem sempre a geração de mais renda por unidade de área representa o elemento definidor da capacidade de expansão agropecuária, uma vez que, em termos absolutos, ampliam-se os plantios de cana e não os de frutas e olerícolas cuja capacidade de gerar renda por unidade de área se mostra muito maior.

Trabalho Apresentado no III Seminário da Associação Brasileira de Administração Rural- Região Sul (ABARSUL), De 25 A 27 De Junho De 2006, Em Curitiba (PR).

Data de Publicação: 05/07/2006

Autor(es): Andréa Leda Ramos De Oliveira (andrea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor