Preços Agropecuários: variação de 2,19% em dezembro de 2012


            O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 encerrou o mês de dezembro de 2012 em alta de 2,19%. Separado em grupos de produtos, tanto IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto IqPR-A (produtos de origem animal) registraram variações positivas de 1,40% e 4,35% respectivamente (Tabela 1).
 

Tabela 1. Variação Percentual do IqPR, Dezembro/2012, Estado de São Paulo.

São Paulo

São Paulo - sem cana

IqPR

2,19 %

4,42 %

IqPR-V

1,40 %

4,49 % 

IqPR-A

4,35 %

-

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA).

  

            Quando a cana-de-açúcar (que em dezembro fechou em queda de 0,32%) é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, IqPR e o IqPR-V continuam apresentando variações positivas, na ordem de 4,42% e 4,49% (Tabela 1).
 

Tabela 2 - Variações das Cotações dos Produtos, Estado de São Paulo, Dezembro de 2012.

            Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas no mês de dezembro de 2012 foram: tomate para mesa (25,91%), feijão (14,67%), carne de frango (13,38%), laranja para mesa (9,32%) e banana nanica (8,98%) (Tabela 2).
 

            A oferta regular de tomate durou poucas semanas e seu preço voltou apresentar alta, caracterizando seu comportamento típico de 'gangorra'.
 

            A ausência de chuvas em agosto e setembro atrasou o plantio das águas do feijão e, consequentemente adiou o inicio da colheita, podendo levar a forte elevação de preços no mês de dezembro.
 

            O controle da oferta, com a redução no alojamento de pintos, adicionado ao momento de grande demanda, vem provocando a elevação dos preços da carne de frango.
 

            Em um ano com clima completamente atípico, os preços da banana (que apresentaram baixas em mês padrão de pico) agora apresentam alta em período em que a queda de preços seria o normal.
 

            A elevação da temperatura estimula o maior consumo de laranja provocando a elevação de seus preços.
 

            Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços neste último mês do ano foram: amendoim (7,69%), café (5,10%) e batata (3,74%) (Tabela 2).
 

            A liberação de estoques de amendoim superou a demanda, provocando a redução dos seus preços.
 

            A queda nos preços do café corresponde à redução nas cotações das principais bolsas internacionais (houve grande volume de vendas para realização de lucros sobre valorização anterior).
 

            A produtividade da batata, afetada pelo forte calor do fim de inverno, voltou ao normal, melhorando a oferta e consequentemente levando à queda nos preços quando comparados ao mês anterior.
 

            Em resumo, em dezembro, 13 produtos apresentaram alta de preços (8 de origem vegetal e 5 de origem animal) e 7 apresentaram queda (6 vegetais e 1 de origem animal).
________________________________________________________
1 A fórmula de cálculo do índice (IqPR) é a de Laspeyres modificada, ponderada pelo valor da produção agropecuária paulista. As cotações diárias de preços são levantadas pelo IEA e divulgadas no Boletim Diário de Preço. As variações são obtidas comparando-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) com os preços médios das quatro primeiras semanas (base), sendo a referência = 01/12/2012 a 31/12/2012 e base = 01/11/2012 a 30/11/2012.


2 Artigo completo com a metodologia: Pinatti, E.; Sachs, R.C.C.; Angelo, J.A.; Gonçalves, J.S. Índice quadrissemanal de preços recebidos pela agropecuária Paulista (IqPR) e seu comportamento em 2007. Informações Econômicas, São Paulo, v.38, n.9, p.22-34, set.2008. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=9573

 

Data de Publicação: 07/01/2013

Autor(es): Luis Henrique Perez Consulte outros textos deste autor
Danton Leonel de Camargo Bini (danton.camargo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor