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Análise Exploratória do Perfil do Consumidor de Minimamente Processados na Cidade De São Paulo
Resumo: De
acordo com dados de 2002, do Ministério da Integração, o mercado de produtos
minimamente processados participa com 2,9% do total de hortifrútis consumidos
nos lares no Estado de S. Paulo. São alimentos que passam por lavagem,
classificação, descascamento, corte e embalagem. Pode em alguns casos passar por
um escaldamento e devem apresentar qualidade semelhante ao produto fresco. Nesta
pesquisa aplicou-se questionários no município de São Paulo através de amostra
não probabilística com o objetivo de explorar o perfil do consumidor e os
fatores que influenciam a compra dos minimamente processados. Os resultados
indicaram que o principal tipo de varejo onde ocorre a compra do produto é o
supermercado e em seguida a feira livre. Dentre o grupo de produtos comprados
neste formato, primeiramente foram os legumes, em seguida as verduras e por
último as frutas. O principal fator que ainda desestimula a compra e a sua maior
frequência de consumo é o preço elevado e a principal razão para a aquisição é a
praticidade. Observou que alguns consumidores ainda são descrentes quanto à
higiene do produto e outros preferem escolher o tamanho, grau de maturação,
etc. Artigo publicado nos anais da ABARsul,
26-28 junho/ 2006.
Data de Publicação: 09/08/2006
Autor(es):
Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vagner Azarias Martins (vagnermartins@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Carlos Roberto Ferreira Bueno Consulte outros textos deste autor