Análise Exploratória do Perfil do Consumidor de Minimamente Processados na Cidade De São Paulo

Resumo: De acordo com dados de 2002, do Ministério da Integração, o mercado de produtos minimamente processados participa com 2,9% do total de hortifrútis consumidos nos lares no Estado de S. Paulo. São alimentos que passam por lavagem, classificação, descascamento, corte e embalagem. Pode em alguns casos passar por um escaldamento e devem apresentar qualidade semelhante ao produto fresco. Nesta pesquisa aplicou-se questionários no município de São Paulo através de amostra não probabilística com o objetivo de explorar o perfil do consumidor e os fatores que influenciam a compra dos minimamente processados. Os resultados indicaram que o principal tipo de varejo onde ocorre a compra do produto é o supermercado e em seguida a feira livre. Dentre o grupo de produtos comprados neste formato, primeiramente foram os legumes, em seguida as verduras e por último as frutas. O principal fator que ainda desestimula a compra e a sua maior frequência de consumo é o preço elevado e a principal razão para a aquisição é a praticidade. Observou que alguns consumidores ainda são descrentes quanto à higiene do produto e outros preferem escolher o tamanho, grau de maturação, etc.

Artigo publicado nos anais da ABARsul,  26-28 junho/ 2006.

Data de Publicação: 09/08/2006

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vagner Azarias Martins (vagnermartins@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Carlos Roberto Ferreira Bueno Consulte outros textos deste autor